quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Dynamics CRM 4 Titan for Developers

Participei semana passada de um treinamento sobre o CRM 4.0, ministrado por Joe Hominick (Microsoft Regional Director).

O treinamento e a experiência com o pessoal que participou do treinamento foi muito bacana.

Foram mostradas todas as novidades e melhorias com relação a versão 3.0. E que melhorias.
A mais aclamada pelo pessoal foi o famoso relacionamento N:N. Esqueça as gambiarras ("hackings") e as linker tables que você costumava fazer pra conseguir o relacionamento N:N.
Callouts agora são "plugins". A novidade é que, além de em disco, se pode armazenar a assembly no banco de dados.
Quanto a maneira de se programar os plugins, isso não mudou muito com relação a 3.0. Praticamente a mesma coisa. Exceto por não se usar mais o conceito de eventos (PreCreate, PreUpdate, PreSetState...). As classes SDK são praticamente as mesmos. A diferença é que agora temos serviços específicos para cada tipo de deploy do CRM (on premise - que é o que conhecemos hoje no CRM 3.0, live ou on-demand.). CRMs configurados como On-demand ou Live têm certas restrições com relação a plugins, mas para CRM configurado como On-Premise, o céu é o limite.

É possível criar entidades e atributos de forma programática. Os Workflows de workflow só mativeram o nome. Agora tudo é baseado no Windows Workflow Foundation.

Outra novidade é a escalabilidade. A plataforma (o SDK) pode ser instalada em servidor diferente do servidor de aplicação.

A plataforma é capaz de validar diversas condições pré-configuradas, como duplicidade (tratamento de concorrência) e validação de dados. Tudo podendo ser configurado em ambiente visual, ou seja, através da aplicação.

Outra coisa bacana é o reporting server agora não precisar estar em um domínio de confiança. Muito mais simples de se configurar.

Foram apresentadas também muitas novidades sobre BI com CRM. Conteúdo bastante extenso que pretendo comentar aqui num futuro post.

Houve quem esperasse mais do treinamento. Uma cobertura mais profunda com relação a customizações e desenvolvimento. Eu achei que dentro dos três dias o que foi exposto foi o suficiente. Afinal em três dias não dá pra se explicar com detalhes uma aplicação tão versátil como o Titan.
Quem quiser discutir o assunto, email-me através do alissonsantana@gmail.com

Abraços

Nenhum comentário: